As inscrições para o 25º Salão Anapolino de Arte, que se encerrariam nesta sexta-feira, dia 24 de abril, foram prorrogadas para o dia 5 de junho. A decisão foi tomada visando preservar o isolamento social, que é fundamental para evitar a propagação do novo coronavírus. O evento, que é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação dos Amigos da Galeria Antônio Sibasolly, acontecerá graças ao edital 2018 do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.
O cronograma, que estabelece as próximas etapas do projeto, será divulgado nas próximas semanas pela pasta. Assim que for possível, a equipe fera a seleção dos trabalhos inscritos para que seja possível repassar aos artistas o prêmio de participação.
“No contexto atual da união de forças do combate à pendemia, a adequação busca as melhores formas aplicação dos investimentos públicos em cultura, para os artistas e a população”, pontua o secretário municipal de Cultura, Wilson Velasco.
A comissão organizadora chama a atenção para duas alterações feitas no regulamento do evento. Antes, artistas que já foram premiados em edições passadas do Salão não podiam se inscrever. Com a modificação, eles podem participar, mas não concorrem aos Prêmios Aquisição. A outra mudança diz respeito à duração dos trabalhos em vídeo e performance, que antes eram de cinco minutos. Agora, este critério foi retirado e decidiu-se não estipular limite de tempo para estes trabalhos.
Como funciona
Artistas e/ou coletivos de todos os estados brasileiros podem participar do processo de seleção, concorrendo nas modalidades desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, objeto, performance, pintura, videoarte e outra. Clique aqui e faça a sua inscrição!
A novidade deste ano é a categoria Fomento à Produção Anapolina, criada para estimular os jovens talentos da cidade. Serão selecionados quatro artistas para premiação no valor de R$ 2.500,00. Na Mostra Nacional que, em 2019, registrou quase 800 participantes, o prêmio é R$ 10 mil para os três melhores trabalhos.
Lançada no ano passado, a categoria Prêmio Artista Convidado apresenta, nesta edição, o goiano Siron Franco. Esta iniciativa vem em reconhecimentoà importante contribuição dos artistas goianos na projeção da arte contemporânea local em âmbito nacional e internacional. E, em contrapartida, é um mecanismo para enriquecer o acervo do Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa) com a aquisição de obras de expressiva importância artística e histórica, afirma o coordenador da Galeria Antônio Sibasolly e curador do Salão Anapolino, Paulo Henrique Silva.
Serviço
Inscrições para 25º Salão Anapolino de Arte
Data: 21 de fevereiro a 5 de junho
Local: bit.ly/SalaoAnapolino
Mais informações: pelo pelo telefone (62) 3902 1089 e pelo e-mail [email protected]