áscoa e bacalhau foram feitos um para o outro. No feriado, o peixe reina soberano nas mesas brasileiras. Além de ser saboroso, o bacalhau também ganha pontos por ser uma opção saudável de refeição: considerado um peixe magro (cerca de 160 Kcal a cada 100g), é rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais, como destaca a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.
“O pescado é fonte de vitaminas A e E, que são excelentes antioxidantes; e também em B6 e B12, que atuam no sistema nervoso central, ajudam a prevenir anemias e a amenizar os sintomas da TPM em mulheres. Não só isso, o bacalhau também fornece ômega-3, gordura associada a melhora no QI em crianças, a redução de náusea na gestação e a proteção contra doenças cardiovasculares e neurológicas ao longo da vida”, diz.
Muito apreciado pelos brasileiros, o pescado também sobe no pódio quando o assunto é versatilidade. “Embora seja um alimento utilizado como ingrediente em receitas bastante tradicionais, como a bacalhoada, é possível variar a forma de preparo. Podemos utilizá-lo em receitas que iriam outros tipos de carnes, em bolinhos acrescidos de legumes ou saladas com lascas de bacalhau”, exemplifica Renata. A especialista também acrescenta que ao variar os temperos e condimentos nas preparações, o bacalhau também ganha novos sabores.
Renata também dá dicas na hora de escolher o produto. Segundo ela, uma boa posta de bacalhau deve estar seca e com um tom branco ou amarelo muito claro. E ainda deve estar coberta por uma fina camada de sal.
“Quanto às variedades, o Gadus Morhua – conhecido como “bacalhau do Porto” – tem carne suculenta, macia e bem clara, sendo perfeito para receitas que precisam da posta inteira. Já o Gadus Macrocephalus tem coloração levemente mais branca e pode ser facilmente desfiada”, ensina.
Na hora do preparo, a dessalga deve ser feita sempre em água fria e deve ficar durante todo o processo na geladeira, sendo trocada a cada 6 ou 8 horas. A dica final da nutricionista do Oba Hortifruti é escolher apenas uma forma de cocção, pois a carne do bacalhau é bastante delicada. “Se for assar, não ultrapasse os 150°”, observa.
Quem quiser variar de pratos clássicos e apostar em receitas que com certeza irão surpreender o paladar, Renata separou o passo a passo de 5 opções cheias de sabor. Confira!
Fonte Palavra Comunicação