Prefeitura fecha parceria com programa de capacitação gratuita para jovens em situação de vulnerabilidade.

Capacitar os jovens em situação de vulnerabilidade social para abrirem seu próprio negócio é o objetivo da Prefeitura de Anápolis em parceria com o programa Juventude Empreendedora, que está na segunda edição. Com aulas gratuitas e, de forma online, a iniciativa é para que jovens entre 17 e 29 anos criem seu próprio empreendimento e, consequentemente, aumentem a fonte de renda. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 24 pelo site. As aulas serão realizadas entre os dias 24 e 28 de maio, das 19h às 22h.

O programa é dividido em 11 etapas e envolve finanças, comunicação online e off-line, gestão de pessoas, redes de relacionamentos, marketing e vendas. A plataforma de ensino aplica a metodologia “by necessity” – desenvolvida pelo Instituto Besouro -, que trabalha o empreendedorismo a partir da vivência do aluno. O método aborda o modelo tradicional de planos de negócios direta e indiretamente no Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

“É uma alegria muito grande essa parceria com o programa Juventude Empreendedora. Dar a oportunidade para o jovem em situação de vulnerabilidade empreender é possibilitar um futuro promissor e garantir um futuro melhor para todos”, destaca a primeira-dama, Vivian Naves.

Apesar das aulas serem ao vivo e online, elas ficam gravadas e disponíveis para os alunos assistirem a qualquer momento. O jovem receberá um certificado ao final do curso com a entrega do plano de negócios. Os 50 melhores serão escolhidos e seus autores receberão uma consultoria gratuita da Besouro por 90 dias, além de ganharem sua própria logomarca. Destes, três serão selecionados para receberem uma premiação em Brasília.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda, Marcos Abrão, a parceria vem ao encontro com a política de qualificação profissional implementada pela Prefeitura de Anápolis. “Oferecemos cursos gratuitos através do Espaço da Oportunidade, e a parceria com o programa Juventude Empreendedora é fundamental para conhecermos as novas formas de capacitação profissional a nível nacional, especialmente quando se trata de jovens empreendedores”, disse o secretário.

“Incentivar ações empreendedoras com adolescentes e jovens é uma forma de expandir o horizonte informacional e fomentar o futuro e o desenvolvimento econômico do país”, afirma a diretora de Trabalho, Emprego e Renda, Flávia Xavier.

Juventude Empreendedora
O programa é idealizado pelo Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e a Besouro Agência de Fomento Social. Já impactou mais de 10 mil jovens no Brasil, em mais de mil cidades de todos os Estados e Distrito Federal, oito países e mais de 100 mil famílias.

Marco Bakura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo