Após o primeiro semestre de 2021, o mercado automotivo já teve algumas novidades importantes este ano em diferentes segmentos. Dentre elas, o segmento de picapes teve como principal lançamento a Fiat Toro reestilizada, que ganhou um novo motor 1.3 turbo de 185 cv e um interior renovado
Além do segmento de SUVs, as montadoras também preparam algumas novidades para outras categorias, apesar da recente crise causada pela falta de componentes para a produção — com destaque para os semicondutores — que tem afetado a indústria automotiva em escala global. Confira nove carros que podem chegar ao Brasil ainda este ano.
Honda City
Além do inédito Honda City hatch, a montadora japonesa também prepara a estreia da nova geração do sedã. Já disponível em países como Tailândia e México, o novo Honda City conta com faróis de led com formato afilado. Eles são conectados na parte superior por um friso que forma a grade frontal, que segue a atual identidade visual da Honda. Na traseira, o City conta com lanternas de led que invadem a tampa do porta-malas.
Chevrolet S10 Z71
A Chevrolet S10 deve ganhar novidades até o fim do ano. Rumores do site GM Authority indicam que a montadora americana prepara uma versão esportiva para a picape média. Batizada de Z71, ela será concorrente de modelos como Ford Ranger Storm e Nissan Frontier Attack, além da futura Toyota Hilux GR-Sport.
Renault Kwid
Lançado em 2017, o Renault Kwid está prestes a ganhar uma reestilização no Brasil. O visual será o mesmo do Kwid já vendido em mercados como China e Índia. Na dianteira, o hatch conta com faróis bipartidos e luzes diurnas de led. A traseira também traz lanternas em led e para-choque distinto do modelo brasileiro.
Fiat Strada CVT
A picape Fiat Strada vai ficar ainda melhor e mais poderosa este ano. O veículo vai ganhar um novo câmbio CVT no final de 2021. A novidade foi confirmada em maio pelo presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa. Além do novo câmbio, a Fiat Strada também pode ganhar o novo motor 1.0 Firefly turbo flex, que vai estrear no Fiat Pulse e terá em torno de 125 cv de potência.
Citroën C3
Com lançamento adiado para dezembro, o novo Citroën C3 será a principal aposta da marca francesa para 2021. Ele será uma espécie de hatch compacto com elementos de SUV. Ele será produzido em Porto Real (RJ). Construído sobre a plataforma modular CMP, a mesma do Peugeot 208, ele deve ser equipado inicialmente com o motor 1.6 aspirado de 118 cv.
Toyota Hilux GR-Sport
A Toyota prepara o lançamento da nova Hilux GR-Sport para novembro deste ano. Já flagrada em testes no Brasil, a versão esportiva da picape terá o mesmo visual da Hilux Revo Rocco tailandesa, apresentada mundialmente no ano passado. Ela será a versão topo de linha da picape, e o preço deve ultrapassar os R$ 300.000.
Peugeot 208 e-GT
A versão elétrica do Peugeot 208 era para ter sido lançada no Brasil ainda em 2020. No entanto, o dólar alto e a pandemia de Covid-19 adiaram os planos da Stellantis. Apesar disso, o lançamento do Peugeot 208 e-GT deve ocorrer ainda este ano, entre agosto e setembro. Vendido na versão esportiva e-GT, o 208 elétrico será a versão topo de linha do hatch no Brasil.
Importado da França, o Peugeot 208 e-GT traz detalhes de design e acabamento exclusivos, como os arcos dos para-lamas em black piano, assim como a grade com elementos que acompanham a cor do carro. Por dentro, o console traz revestimento soft touch na parte superior, inexistente no 208 argentino. Sob o capô, o Peugeot 208 e-GT traz um motor elétrico de 136 cv de potência e 260 Nm de torque. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, com velocidade máxima limitada a 150 km/h. A autonomia é de 340 km.